A+ A- Tamanho Original
logo webmail Facebook Whatsapp YouTube

CRP-02 apoiou a IV Semana da Luta Antimanicomial

13.05.2016

No último dia 11 de maio, foi iniciada a IV Semana da Luta Antimanicomial. Promovida pelo Núcleo Estadual de Luta Antimanicomial - Libertando Subjetividades, na Fafire, o evento terá programação até o próximo dia 20 desse mês. O Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco – 2ª Região esteve representado na mesa de abertura pela psicóloga, colaboradora e vice coordenadora do Grupo de Trabalho Despatologiza, Verônica Carrazzone CRP-02/10195. Outras entidades estiveram representadas a exemplo Marcha Mundial da Mulheres, Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco – CRESS-PE, Fórum Estadual de Trabalhadores e Levante Popular da Juventude.

A abertura do evento foi marcada pelo emocionado depoimento da representante do Núcleo Estadual de Luta Antimanicomial, Géssica Aquino. Em seguida a exibição do vídeo em homenagem ao psicólogo Marcus Vinicius (Matraga) grande ícone da luta pelos direitos humanos e principalmente, a luta antimanicomial, morto a três meses.

Verônica Carrazzone pontuou as inciativas propagadas pelo CRP-02 em prol da causa da saúde mental, referendando a aprovação de propostas no 9º Congresso Regional de Psicologia de Pernambuco (9º Corep-PE), realizado nos dias 30 de abril e 1º de maio. Tais diretrizes que seguirão para o 9º Conselho Nacional de Psicologia (9º CNP) servirão para referendar a profissão para o próximo triênio. Outras ações de incentivo a luta antimanicomial, além de demais temas como despatologização da vida, racismo, pessoa em situações de rua e afins, estiveram presentes na fala da colaboradora por meio da apresentação e base de atuação dos Grupos de Trabalho e Comissões Permanentes e Temáticas do Conselho. Esses temas que são de grande relevância para o exercício da categoria.

Dentre os palestrantes convidados a presença do psiquiatra, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador de Saúde Mental de São Paulo, Roberto Tykanori foi uma das referências do evento. Em entrevista Roberto destacou o cenário atual da luta antimanicomial em meio ao processo político e o quanto os órgãos representativos como Conselhos de Classe contribuem nessa construção.

“A reforma psiquiatra e consequentemente a questão da luta antimanicomial estão diretamente ligadas a construção de uma sociedade mais democrática, mais participativa e mais fundada em estado de direito. Diante do cenário político atual do país, se faz necessário constantes mobilizações no sentido de resistir e tentar garantir o estado de direitos do país. Pernambuco é um Estado diferenciado e tem uma história de luta inclusive populares nessa área e a luta antimanicomial da localidade ocupa um espaço importante na luta de resistência e garantia de direitos”, Tykanori.

“O papel dos conselhos de classe nesse processo de reforma têm sido muito importantes tendo em vista sua função essencial de regulação ética das profissões. E em momentos de crise, estrelas da ética são fundamentais na questão da política. Ética e política são valores que se aproximam, pois organizam a vida da sociedade individualmente e coletivamente. Espero que continuem proativos junto a reforma psiquiátrica do Brasil, pois nos próximos períodos serão necessários” acrescentou Tykanori.

Galeria de imagens

+ notícias

    Clique no mapa para ampliar mapa

    SEDE

    Rua Treze de Maio, 47, Santo Amaro - Recife - PE
    CEP: 50.100-160
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h ás 16h
    E-mail: crppe@crppe.org.br

    Fale com as Subsedes do CPR-02

    Caruaru
    Avenida Agamenon Magalhães, 1053 / 2 andar, sala 205,
    Empresarial Boulevard, Caruaru-PE / CEP: 55014-000
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.valedoipojuca@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira das 08h às 12h / 13h às 17
    Sexta-feira das 13h às 16h

    Garanhuns
    Avenida Djalma Dutra, 260, sala 103
    Heliópolis, Empresarial D'nyl, Garanhuns-PE / CEP: 55296-288
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.agrestemeridional@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 10h às 16h

    Petrolina
    Rua Francisco Modesto Filho, Centro, 75, Empresarial Coliseu Premium / Sala 02 - Térreo
    Petrolina-PE / CEP: 56304-130
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.sertaosaofrancisco@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 14h

    Todos os direitos reservados © Copyright 2015 - Conselho Regional de Psicologia Segunda Região - CNPJ: 37.115.516/0001-91

    Desenvolvimento