A+ A- Tamanho Original
logo webmail Facebook Whatsapp YouTube

CRP-02 participou de reunião junto a CODECIPE

18.07.2016

A convite da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco - CODECIPE , o Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco 2ª Região (CRP-02) por meio do GT de Gestão de Riscos Integral Emergências e Desastres participou no dia 29 de junho de uma reunião a fim de contribuir junto ao órgão na elaboração de um trabalho que levará a atualização e revisões dos manuais básicos da Política de Defesa Civil no Brasil. Na ocasião, estiveram presentes ainda integrantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil, consultores, e técnicos da Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC, local específico no qual foi sediada a reunião. O CRP-02 esteve representado pelas psicólogas Conceição Pereira CRP-02/1376 e Luciana Florêncio CRP-02/14552.

Para a própria Secretaria Nacional de Defesa Civil, além de seus consultores as entidades têm buscado informações, assim como trabalhando em parceria junto aos organismos estaduais de Defesa Civil no Brasil, no sentido de aproximar-se das práticas já desenvolvidas e integrá-las nesse processo de revisões desses manuais.

Seguido da apresentação do GT do CRP-PE, o momento foi oportuno para fazer um posicionamento sobre como ao longo dos anos as/os psicólogas/os cada vez mais são chamados a terem uma participação de forma especial nos atendimentos de emergência e desastres. Entretanto, ainda não são incorporados ao dia a dia do trabalho de mitigação, prevenção e preparação para o enfrentamento das situações adversas junto a Defesa Civil.

Para o Grupo de Trabalho a/o psicóloga/o deveria ser membro efetivo de uma equipe de trabalho nas Defesas Civis em geral, partindo do principio que a psicologia voltada para essa área vai além do contexto da clinica do cuidado ao adoecimento pós situações traumáticas. Embora, segundo as representantes do CRP-02 ainda é preciso melhorar muito no contexto desses atendimentos, para avançarmos nos processos que ampliem a percepção do risco populacional na condição de mitigação, prevenção e preparação que já estão delineadas pela própria legislação vigente no nosso país.

O momento fomentou também uma discussão sobre o papel da/o psicóloga/o no seguimento da Política de Defesa Civil, considerando a experiência da Defesa Civil da Cidade do Recife, única no Brasil até o momento com profissionais de psicologia advindo de concurso público efetivados nas equipes de trabalho como também Agentes de Defesa Civil.

Dentre as propostas discutidas na oportunidade, foi também mencionado sobre a necessidade da preparação das/os psicólogas/os que já atuam nas áreas da saúde, social, educacional entre outros contextos das políticas públicas, com o objetivo de melhor prepará-los, em decorrência da atuação no seguimento das emergências.

O GT de Gestão de Riscos Integral Emergências e Desastres irá contribuir mais ativamente com a criação de um documento que expresse esse posicionamento com informações básicas sobre a presença da/o Psicóloga/o e seu papel na Defesa Civil, e encaminhado para esse grupo de trabalho advindo da secretaria nacional como contribuição para as revisões que serão implementadas pelo grupo de consultores da Secretaria Nacional de Defesa Civil. O GT do CRP-PE ainda poderá participar de outros encontros, a fim de acompanhar as leituras dos documentos revisados e contribuir nas revisões do que será posteriormente apresentado como Manuais já revisados e reorganizados.

+ notícias

    Clique no mapa para ampliar mapa

    SEDE

    Rua Treze de Maio, 47, Santo Amaro - Recife - PE
    CEP: 50.100-160
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h ás 16h
    E-mail: crppe@crppe.org.br

    Fale com as Subsedes do CPR-02

    Caruaru
    Avenida Agamenon Magalhães, 1053 / 2 andar, sala 205,
    Empresarial Boulevard, Caruaru-PE / CEP: 55014-000
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.valedoipojuca@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira das 08h às 12h / 13h às 17
    Sexta-feira das 13h às 16h

    Garanhuns
    Avenida Djalma Dutra, 260, sala 103
    Heliópolis, Empresarial D'nyl, Garanhuns-PE / CEP: 55296-288
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.agrestemeridional@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 10h às 16h

    Petrolina
    Rua Francisco Modesto Filho, Centro, 75, Empresarial Coliseu Premium / Sala 02 - Térreo
    Petrolina-PE / CEP: 56304-130
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.sertaosaofrancisco@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 14h

    Todos os direitos reservados © Copyright 2015 - Conselho Regional de Psicologia Segunda Região - CNPJ: 37.115.516/0001-91

    Desenvolvimento