Confira nossa Agenda Oficial completa

Ações Mobilizadoras

18 de julho - 19h às 21h Evento Presencial - INSCRIÇÕES SYMPLA/Sede CRP-PE Ação Mobilizadora CRP-PE - Reunião aberta GT Pernambuco Psicodélico

Etapas do CNP

A cada três anos, as psicólogas de todo o Brasil se reúnem de forma democrática e organizada para decidir sobre os rumos de nossa profissão. Para consolidar tais diretrizes é preciso que as profissionais se mobilizem para participar das etapas Regionais (Ações Mobilizadoras, Pré-Congressos e Congresso Regional de Psicologia – COREPSI) e da etapa Nacional (Congresso Nacional de Psicologia – CNP).

Esse ano, o 12º CNP tem como tema "Psicologia e Democracia: A Pluriversalidade do nosso fazer. Por uma psicologia pluriversa e inclusiva"! Para melhor dialogar sobre o assunto é dividido em três eixos:

Eixo 1: Sistema Conselhos de Psicologia: A organização democrática e a participação da categoria na consolidação de um sistema pluriverso e representativo;

Eixo 2: Interlocução com a sociedade: Articulações das Psicologias brasileiras para a efetivação do Estado Democrático de Direito na perspectiva da interseccionalidade, considerando as vulnerabilidades a partir dos diferentes marcadores sociais, tais como: questões étnico-raciais, socioeconômicas, culturais, geracionais, sexualidade e gênero e das pessoas com deficiência;

Eixo 3: Exercício Profissional: O trabalho das psicologias na consolidação da democracia com responsabilidade ética, técnica e política, a partir de uma perspectiva pluriversa.

Dessa forma, devemos aproveitar esse momento tão importante para elaborar propostas que contribuam para a afirmação de uma prática profissional a serviço da garantia de direitos nos diferentes espaços de inserção de nossa profissão. Você também pode contribuir encaminhando propostas, participando dos eventos e se candidatando a delegada/o Regional para debater os rumos da profissão no COREP. De forma sistematizada, detalhamos cada uma das etapas que acontecerão em Pernambuco.

1º etapa: Ações de Mobilização

As ações podem acontecer de 01 de abril de 2024 até 31 de outubro de 2024.

As ações de mobilização visam oportunizar a ampla participação da categoria e estudantes no debate sobre a temática do CNP. As atividades podem ser promovidas pelo Regional através da COMORG do CRP-PE, ou pelas psicólogas, estudantes e coletivos de Psicologia. Os encontros promovidos pelo CRP-PE serão os eventos preparatórios, com temas e programação pré-definidas. A categoria pode realizar de forma autônoma os eventos livres. Basta, uma psicóloga responsável (adimplente) ou coletivos de psicologia, realizar a solicitação através da COMORG do Regional.

SOLICITE A SUA AÇÃO MOBILIZADORA, BASTA PREENCHER O FORMS: CLIQUE AQUI

2ª Etapa: Pré-COREPSI

Os pré-COREPSI acontecerão de 02 de setembro de 2024 a 02 de fevereiro de 2025.

Os pré-COREPSI tem como objetivo apreciar e sistematizar propostas produzidas nas ações de mobilização, além de produzir novas propostas que serão apreciadas nos COREPSI. Os Pré-Congressos são abertos à participação da categoria, havendo credenciamento para as modalidades:

Estudante e psicólogas regularmente inscritas e adimplentes nos CRP-PE.

A profissional poderá participar de quantos Pré-Congressos quiser, inclusive com direito a voto. Mas, só pode sair eleita, enquanto delegada, em um único evento. Para se informar sobre as datas e horários dos Pré-Congressos, acompanhe nossa Agenda Oficial acima.

3ª Etapa: Congresso Regional de Psicologia (COREP) Unificado

A data do 12º COREPSI será entre os dias 21 a 23 de março de 2025, horário a definir, em formato presencial (LOCAL A DEFINIR), contendo uma abertura oficial unificada em todo o Brasil e será transmitida de Brasília/DF, no dia 21 de março de 2025, das 20h às 22h, horário de Brasília.

Participam do COREP todas as delegadas eleitas nos Pré-Congressos e homologados pela Comissão Organizadora (Comorg). Este é o momento onde serão reunidas todas as propostas aprovadas em todos os Pré-Congressos realizados na etapa anterior.

Sob organização da COMORG, o COREPSI é conduzido por uma Mesa Diretora e pelo plenário presente. Todas as participantes vão discutir todas as propostas de abrangência Regional e Nacional e deliberarão sobre sua aprovação integral, aprovação com alterações ou reprovação. O COREPSI finaliza a etapa Regional e encaminha as propostas para o CNP. Além disso é no COREPSI onde também são eleitas as delegadas que representarão o Estado de Pernambuco no 12º CNP, em Brasília.

Etapa Final: Congresso Nacional de Psicologia (CNP)

O 12º CNP acontece de 03 a 06 de julho de 2025, em Brasília.

Nele se reúnem todas as delegações eleitas em todos os COREPSI do país. As delegadas de todo o Brasil, assim como nos COREPSI, debaterão e votarão as propostas de abrangência Nacional. Este processo produzirá, finalmente, um documento com as propostas que todas as psicólogas do país indicaram como guia para a gestão do Sistema Conselhos de Psicologia pelo próximo triênio.