
Entre os dias 20 e 22 de novembro, ocorreu em Brasília/DF o Encontro Nacional que reuniu a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e a Comissão de Ética (COE) de todos os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs). O Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco - 2ª Região (CRP-PE) esteve presente para dialogar acerca das ações fiscalizatórias e diretrizes éticas como forma de qualificar o exercício da categoria para a sua função social e atender aos desafios atuais da Psicologia no Brasil.
A autarquia pernambucana foi representada pelo Presidente da COF, Quíron de Pontes (CRP-02/22.029), e as Psicólogas Orientadoras Fiscais, Maria Valéria Correia de Oliveira Magalhães (CRP-02/06720) e Marcela Calheiros Leite (CRP-02/13.115). A COE participou por meio da Presidenta Magda Almeida Alves (CRP-02/19.988), a assistente administrativa, Alexsandra Machado da Silva, e a Psicóloga Orientadora Fiscal de Referência da COE, Maria da Conceição Leite e Silva (CRP-02/097.820).
A iniciativa, realizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Secretaria de Orientação e Ética (SOE), possibilitou debates que enfatizaram a ampliação das estratégias de intervenção institucional dos Conselhos, com foco em procedimentos preventivos e propositivos. O fortalecimento de abordagens indutoras, voltadas ao estímulo de condutas éticas e à qualificação do fazer profissional em diferentes contextos, também estiveram em pauta.
A programação contou com o lançamento do Código de Processamento Disciplinar Comentado (CPD), que atualiza as regras para a apuração de infrações, desde o recebimento da representação ética até a execução das penalidades, garantindo a transparência e o cumprimento dos princípios éticos da profissão. O documento proporciona maior segurança jurídica e previsibilidade para as partes envolvidas nas situações de denúncia sobre o exercício da psicologia no Brasil.
A presidenta da COE, Magda Alves, afirmou que esse momento foi essencial para alinhar procedimentos e atualizar diretrizes entre os CRPs, garantindo maior coerência no desempenho das COEs e COFs. Segundo a psicóloga, “A reunião nacional fortalece as comissões ao fomentar trocas qualificadas, formação continuada e articulação entre as regiões, permitindo que desafios locais sejam discutidos a partir de referências nacionais”.
“A atividade foi fundamental para aprimorar a prática e reforçar a atuação coletiva do Sistema Conselhos”, concluiu Magda.
As discussões se aprofundaram nas questões relacionadas às pessoas jurídicas, possibilitando reflexões sobre modelos de organização empresarial, incluindo as chamadas “clínicas multi” e outras formas de prestação de serviços psicológicos. Essas configurações foram problematizadas por estarem associadas à precarização do trabalho, bem como, para a mercantilização da Psicologia.
Outro eixo central concentrou-se nas plataformas digitais e nos atendimentos online. Houve a troca de experiências entre regionais acerca de metodologias de fiscalização em ambientes virtuais, fluxos de apuração e estratégias para lidar com modelos de negócio que tensionam o Código de Ética, a autonomia profissional e o sigilo. O presidente da COF, Quíron de Pontes, ressaltou que “Essa edição contribuiu para o desenvolvimento de ações fiscalizatórias mais afinadas com a realidade digital e com os desafios impostos pela plataformização da Psicologia”.
O encontro também se consolidou como um espaço relevante para discutir a interseccionalização da clínica, reconhecendo que raça, gênero, classe, território, deficiência e outras marcadores sociais atravessam tanto o exercício profissional quanto os processos de avaliação, orientação e fiscalização. Nesse contexto, foram debatidas formas de incorporar a perspectiva interseccional nos instrumentos técnicos, nas etapas de análise ética e nas ações orientativas das comissões, ampliando a sensibilidade institucional às desigualdades estruturais. Além disso, destacou-se o diálogo sobre o enfrentamento ao racismo, pensando caminhos para a construção de práticas antirracistas no âmbito da orientação e fiscalização.
SEDE
Rua Treze de Maio, 47, Santo Amaro - Recife - PE
CEP: 50.100-160
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h ás 16h
E-mail: crppe@crppe.org.br
Fale com as Subsedes do CPR-02
Caruaru
Avenida Agamenon Magalhães, 1053 / 2 andar, sala 205,
Empresarial Boulevard, Caruaru-PE / CEP: 55014-000
Fone: (81) 2119-7272
E-mail: crppe.valedoipojuca@crppe.org.br
Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira das 08h às 12h / 13h às 17
Sexta-feira das 13h às 16h
Garanhuns
Av. Júlio Brasileiro, 94, sala 104 - segundo andar
Heliópolis, Empresarial Paiva, Garanhuns-PE / CEP: 55295-475
Fone: (81) 2119-7272
E-mail: crppe.agrestemeridional@crppe.org.br
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 10h às 16h
Petrolina
Rua Joaquim Nabuco, Centro, 541, Trade Center Dom Campelo / Hub Plural 15º andar
Petrolina-PE / CEP: 56304-040
Fone: (81) 2119-7272
E-mail: crppe.sertaosaofrancisco@crppe.org.br
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 14h