A+ A- Tamanho Original
Conselho Regional de Psicologia

Surubim sediou oficina orientativa promovida pelo CRP-PE

A cidade de Surubim recebeu a Oficina de Elaboração de Documentos Psicológicos, realizada pelo Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco - 2ª Região (CRP-PE). O encontro foi conduzido pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) da autarquia e contou com a participação de psicólogas vinculadas à Gerência Regional de Educação Vale do Capibaribe, constituindo um espaço de escuta, troca de experiências, orientação e construção coletiva.

Com metodologia ativa e participativa, a oficina foi desenvolvida a partir da realidade vivenciada pelas profissionais da região. A atividade foi coordenada pelo presidente da COF, Quíron de Pontes (CRP-02/22.029), dos colaboradores Raul José Gomes de Albuquerque (CRP-02/33435) e Matheus Felix da Silva Oliveira (CRP-02/3320), e da psicóloga orientadora fiscal Maria Valéria Correia de Oliveira Magalhães (CRP-02/06720).

O público presente pôde discutir casos e analisar documentos utilizados no cotidiano de trabalho das Analistas em Gestão Educacional com formação em Psicologia, possibilitando uma reflexão coletiva sobre sua elaboração, finalidade, limites e implicações éticas e técnicas.

A iniciativa abordou o atual processo de inserção de profissionais da Psicologia na rede pública de Educação em Pernambuco e os desafios que acompanham essa expansão. A ampliação de psicólogas nas escolas representa um avanço importante, mas exige condições adequadas de trabalho, definição das atribuições e investimento permanente em orientação e qualificação técnica e ética.

Nesse contexto, o CRP-PE, por meio da COF e da Comissão de Educação, está fortalecendo espaços de diálogo e orientação voltados às especificidades da atuação da Psicologia no campo educacional. Essas atividades consideram tanto as demandas apresentadas pela categoria quanto os desafios identificados neste processo de implementação.

Na ocasião, também foi destacada a importância da luta pela jornada de 30 horas semanais para psicólogas, pauta histórica e diretamente relacionada à valorização profissional e à garantia de condições adequadas para um exercício ético e tecnicamente qualificado.

Ações como essa reafirmam a aproximação do CRP-PE com a categoria e com os territórios, ampliando o diálogo com as profissionais e com a gestão. Esse movimento é fundamental para que os desafios encontrados no cotidiano do trabalho sejam identificados e enfrentados coletivamente, considerando as responsabilidades profissionais e as condições institucionais necessárias para o exercício qualificado da Psicologia.

Galeria de imagens