Realizada no último dia 16 de agosto, a Roda de Diálogo sobre: sobre o lugar do Psicólogo /Educacional sua prática e a inclusão na Rede Ensino particular e pública municipal e estadual, o Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco – 2ª Região, por meio da Comissão de Educação do CRP-02 proporcionou um momento de amplo debate para a categoria.
A ocasião reuniu psicólogas/os da rede particular, municipal e estadual de ensino, pedagogas/os, representantes da Prefeitura do Recife, Chefe da Educação Especial, Gerencia de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria do Estado, Secretaria Executiva da REPI PE, Rede da Primeira Infância Psicóloga/o da Prefeitura do Recife – Rede de Escolas Integrais, Psicólogo Da UIAP (Unidade Interdisciplinar de Apoio Psicopedagógico), além de psicólogas/os professoras/ES universitárias/os.
O inicio do evento foi marcado pela palavra da coordenadora da Comissão de Educação, a Conselheira Mariel Rocha Lyra, psicóloga Clínica e Educacional CRP-02/0300, que após os agradecimentos, em especial a parceria junto ao Nupic (Fafire) e pelo apoio do seu coordenador professor Eduardo Fonseca, enfatizou a importância da iniciativa para a psicologia como ciência e profissão.
Para o XlV Plenário do CRP-02, suscitar e problematizar o lugar da/o psicóloga/o nas escolas, sua presença nas equipes multidisciplinares, destacando a Intervenção do psicólogo educacional nas diferentes demandas escolares dando prioridade a inclusão. A psicóloga clinica e educacional, Josiane Goldin CRP-02/05715, convidada como dinamizadora demonstrou seu interesse em participar ressaltando que é uma área em ascensão no mercado de trabalho, mas que precisa ser mais discutida e evidenciada. Além disso, indicou aspectos relevantes de sua prática como psicóloga em escolas particulares, propostas de iniciativas e parcerias efetivas de atuação e intervenção junto aos alunos da rede pública, que necessitam ser incluídos no processo educativo.
O psicólogo Pedro Portela CRP-02/17.893, como dinamizador, atua com Educação integral na prefeitura, apresentou seu projeto de ação discutindo possibilidades e entraves no seu trabalho. Na ocasião apontou a importância da sua formação para atuar na área e suas inquietações sobre o reconhecimento do psicólogo educacional no mercado. Outra contribuição foi a do psicólogo Carlos Romero Alves de Menezes CRP02/3933, atuante na Unidade interdisciplinar de Apoio Psicopedagógico – UNIAP indica situações cruciais no exercício profissional para atender a questão de estágio e inclusão da equipe técnica não preparada para cumprir as exigências da Lei.
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