A Psicologia é uma ciência pautada pela defesa dos Direitos Humanos. Isso quer dizer que seu compromisso social é promover o conhecimento científico a favor da vida e de toda população, especialmente as mais vulnerabilizada. Por esse e tantos outros motivos, que a autarquia de Direito Público, o Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco - 2ª Região vem a público apoiar e reiterar sua defesa a Redução de Danos (RD). Pois a Redução de Danos tem salvado vidas de pessoas que fazer uso de álcool, crack e outras drogas, garantindo ações de promoção, prevenção e reabilitação para todas as pessoas que necessitam de cuidado, considerando sua raça/cor, etnia, orientação sexual e religiosa.
No entanto, mesmo sendo difundida a essência da Redução de Danos, a qual está inteiramente voltada a informação e cuidado em liberdade, comprovadamente favorável a saúde mental, ainda hoje temos acompanhado retrocessos dessa política pública a partir de posicionamentos baseados no proibicionismo, sem nenhum aparato científico ou de responsabilidade social, vulnerabilizando ainda mais os usuários que demandam cuidados de saúde e saúde mental.
As estratégias adotadas com a RD, para além de provocar uma reflexão sobre os cuidados, também visam a mitigação dos danos provocados as pessoas que utilizam substâncias psicoativas. São práticas de respeito a singularidade das pessoas e compreensão da diversidade. Sendo assim, Redução de Danos é Resistência!
E nessa perspectiva que o CRP-PE, destacando o trecho do primeiro princípio fundamental da profissão, no qual retrata que “A/O psicóloga/o baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano”, reafirma o seu compromisso na luta, contra as inúmeras tentativas de criminalização da Política de Redução de Danos.
A categoria e demais pessoas interessadas podem se aprofundar sobre as bases do apoio do CRP-PE à redução de Danos como Política de Governo e linha de cuidados às pessoas que fazem uso indevido de Álcool, Crack e Outras drogas podem encontrar informações seguras e de caráter científica na Referência técnica para atuação de psicólogas(os) em políticas públicas de álcool e outras drogas do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). Sejamos constantes na atuação pela garantia e defesa da redução de danos, pois ela salva vidas, não cabendo mais espaços para criminalização do cuidado.
Saiba mais: http://bit.ly/3nqPp5J .
SEDE
Rua Treze de Maio, 47, Santo Amaro - Recife - PE
CEP: 50.100-160
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h ás 16h
E-mail: crppe@crppe.org.br
Fale com as Subsedes do CPR-02
Caruaru
Avenida Agamenon Magalhães, 1053 / 2 andar, sala 205,
Empresarial Boulevard, Caruaru-PE / CEP: 55014-000
Fone: (81) 99470-4008
E-mail: crppe.valedoipojuca@crppe.org.br
Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira das 08h às 12h / 13h às 17
Sexta-feira das 13h às 16h
Garanhuns
Avenida Djalma Dutra, 260, sala 103
Heliópolis, Empresarial D'nyl, Garanhuns-PE / CEP: 55296-288
Fone: (81) 99470-4352
E-mail: crppe.agrestemeridional@crppe.org.br
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 10h às 16h
Petrolina
Rua Francisco Modesto Filho, Centro, 75, Empresarial Coliseu Premium / Sala 02 - Térreo
Petrolina-PE / CEP: 56304-130
Fone: (81) 99470-3372 /
E-mail: crppe.sertaosaofrancisco@crppe.org.br
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 14h